FHD
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registre-se
.
Julho 30, 2010, 08:50:30
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Pesquisa:
Pessoal! Ajudem na organização do FHD. Coloquem os novos tópicos no bloco certo!
72.711
Mensagens em
3.959
Tópicos por
1.993
Membros
Membro Mais Recente:
gustavogus09
FHD
Principal
Pneu,freio,suspensão
Freio
Freio "alto"
« tópico anterior
tópico seguinte »
Páginas:
[
1
]
Autor
Tópico: Freio "alto" (Lida 414 vezes)
Gustavo Fonseca
FHD User
ID: 171
Freio "alto"
«
:
Fevereiro 14, 2009, 00:26:30 »
Pessoal,
Acompanho o forum já tem um tempo, mas fico só de “ouvinte”. Esse é meu primeiro post no fórum.
Preciso da ajuda de vocês: Tenho uma Sportster std 2000, e de um mês para cá tenho notado que o freio dianteiro está ficando “alto”, sem necessariamente ter de abusar muito para que ele fique desse jeito.
Semana passada passei no meu mecânico e tiramos bastante ar do sistema. Saí para dar uma volta na Anhanguera, mas logo em seguida o freio ficou alto de novo. Infelizmente tinha um compromisso no interior e não tive como voltar ao mecânico no mesmo dia. No dia seguinte voltando pra SP pela Anhanguera, debaixo de uma puta chuva, o freio veio normal, portanto o problema tem a ver com a temperatura do sistema.
Não noto diferenças na capacidade de frenagem, só a manopla que fica muito alta. Aparentemente não há vazamentos e as pastilhas dianteiras foram trocadas há menos de um ano. A moto passou por revisão em setembro do ano passado, inclusive com a troca dos fluidos de freio.
Pretendo levar a moto para meu mecânico dar uma olhada o quanto antes, mas gostaria de saber se alguém já teve problema parecido ou se tem idéia do que pode ser isso.
Obrigado e abraços,
Gustavo
DOTZ
Mão na graxa
Administrator
FHD User
ID: 473
Personal HD Technician
Re: Freio "alto"
«
Responder #1 :
Fevereiro 14, 2009, 14:00:07 »
Beleza Gustavo,
Bom, pelo seu relato esse problema realmente tem a ver com temperatura, mas para o freio dianteiro ganhar temperatura, a única maneira é se as pastilhas ficarem encostadas no disco.
Assim, peça ao seu mecânico, que revise o sistema de freio dianteiro completo, inclusive se for o caso, lavar o sistema com álcool isopropílico, pois esse é o único, que não danifica as borrachas.
Verifique se o disco não está empenado, o que faz as pastilhas pegarem e deixam o freio borrachudo.
[]s.
Under Reconstruction
Loud Pipes Save Lives
Try to learn something new every day and don\\\'t accept everything as fact.
Renato_SBC
FHD User
ID: 81
«
Responder #2 :
Fevereiro 14, 2009, 23:44:29 »
Oi Gustavo,
Dá uma checada em duas coisas (alé de ver se o disco não está raspando muito na pastilha, causado por disco empenado ou pelo cilindro da pinça de freio que não volta direito devido ao seu reparo ou devido ao flexível):
- Se o fluido que puseram não é DOT3. Normalmente DOT3 é azul (veja no visor do nível do fluido de freio).
- Se o flexível não está entupido no sentido pinça->cilindro-mestre. Isso ocorre quando a borracha descama internamente, e como a sua já tem 9 anos de uso, pode ser.
Como a moto não faz isso em tempo frio, arrisco dizer que é o fluido de freio...
De preferência, abra o reservatório e coloque uma mangueira no sangrador. Compre numa autopeça o fluido "DOT 5" da Varga (na realidade é 5.1 mas tudo bem...) - é a garrafa prateada e custa uns 20-22 reais.
Abra o sangrador e vá bombando o freio, completando com fluido novo. Faça isso sem miséria, deixando passar bastabte fluido novo.
Se resolver desmontar a pinça de freio ou o cilindro-mestre, já tenha os reparos na mão...
Espero ter ajudado.
Abraços,
Renato
Motockeiro & Rockista
FHD User
ID: 488
Trago Nietzsche na bagagem & Morinson no coração
«
Responder #3 :
Fevereiro 15, 2009, 08:31:29 »
Oi, Renato, tenho uma dúvida.
Normalmente não podemos colocar DOT menor (DOT 3 em indicação para 4), mas o contrário pode?
Posso colocar um DOT 4 numa moto ou carro que pedem o DOT3?
Valeu
____________________________________________________________________________________________________
HD - 883 STD 2008
BMW R 1150 GS 2000
Scott Racing Expert 2004
__________________________________________________________________________________________
Zan
® ___
Gustavo Fonseca
FHD User
«
Responder #4 :
Fevereiro 17, 2009, 00:09:27 »
Pessoal,
Bom, ainda não tive tempo de ir ao meu mecânico ver o freio, mas pelo diagnóstico que ele já tinha feito não tem pastilha encostando no disco...
Liguei pra ele hoje e o que ele sugeriu num primeiro momento é fazer uma bela lavagem no sistema com álcool isopropílico, e ver se o problema persiste com fluido novo. Estou começando a desconfiar que o fluido por algum motivo misterioso deve ter se contaminado, sei lá... viajei??
Essa semana estou bem enrolado e ainda por cima tem o carnaval, então estou meio sem previsão de quando eu vou ver isso novamente, já que meu mecânico não fica em SP. À medida que eu for tendo novidades vou postando aqui.
Obrigado a todos pela ajuda!!
Abraços,
Gustavo
Renato_SBC
FHD User
«
Responder #5 :
Fevereiro 17, 2009, 17:35:45 »
É isso ai.
Sempre igual ou maior do que o indicado originalmente.
DOT 3 -> 4 -> 5.1
FHD User
ID: 209
«
Responder #6 :
Fevereiro 17, 2009, 17:41:11 »
so estou usando 5.1 motul agora ...
recomendo !!!
abrax
Sportster 1200cc 2006-comando de valvulas N4-cabeçote preparado com valvulas de inox- juntas cometic
Carburador S&S suber E com yost e filtro K&N e torneira HiFlow
Escapamento Vance Hines, radiador de oleo HD
modulo de igniçao dytona. cabos de vela e velas SE.bobina cranes
contagiro digital
comando avançado
amortecedor PS, molas PS nas bengalas
Fork Brace kuryakyn, e outras coisa mais.........
Zan ®
Motockeiro & Rockista
FHD User
«
Responder #7 :
Fevereiro 17, 2009, 20:38:15 »
5.1 eu ainda não tinha ouvido falar.... parece até medida em megapixels, rsrsrsrsr
____________________________________________________________________________________________________
HD - 883 STD 2008
BMW R 1150 GS 2000
Scott Racing Expert 2004
__________________________________________________________________________________________
Zan
® ___
Renato_SBC
FHD User
«
Responder #8 :
Fevereiro 17, 2009, 22:42:02 »
Citação de: Zan em Fevereiro 17, 2009, 20:38:15
5.1 eu ainda não tinha ouvido falar.... parece até medida em megapixels, rsrsrsrsr
Oi Zan,
Dá uma lida em
http://www.rcamoto.com.br/faq.htm#fluidos
.
Motockeiro & Rockista
FHD User
«
Responder #9 :
Fevereiro 18, 2009, 08:30:20 »
Renato, muito bom o link.
Já está nos favoritos.
Eu uso o DOT 4 e, antes de ler essa matéria, certamente teria comprado o DOT 5, em uma próxima compra.
Eles recomendam que NÃO se use.
HD - 883 STD 2008
BMW R 1150 GS 2000
Scott Racing Expert 2004
Zan
® ___
Porcão
Hellraiser
Administrator
FHD User
ID: 1
Pork Fink
«
Responder #10 :
Fevereiro 18, 2009, 08:35:24 »
Renato, como você é o cara em termos de freios, canos e etc.
Tem alguma manha e equipamento legal para trocar o fluido? Eu quero fazer o lance de encher o sistema na direção errada para facilitar a vida sabe?
Fico esperando sua resposta, e conforme for eu divido o tópico.
[]s
Renato_SBC
FHD User
«
Responder #11 :
Fevereiro 18, 2009, 10:28:28 »
Citação de: Zan em Fevereiro 18, 2009, 08:30:20
Renato, muito bom o link.
Eu uso o DOT 4 e, antes de ler essa matéria, certamente teria comprado o DOT 5, em uma próxima compra.
Eles recomendam que NÃO se use.
ELES???
Eu que escrevi esse texto...
O DOT 4 também é bom, mas o 5.1 oferece muito mais por quase o mesmo preço.
Citação de: Porcão - FHD em Fevereiro 18, 2009, 08:35:24
Renato, como você é o cara em termos de freios, canos e etc.
Tem alguma manha e equipamento legal para trocar o fluido? Eu quero fazer o lance de encher o sistema na direção errada para facilitar a vida sabe?
Fico esperando sua resposta, e conforme for eu divido o tópico.
Oi Arthur,
O mais fácil é como os caras fazem em corridas - com uma seringa, pelo sangrador.
Tô atrasadão para ir num cliente, mas tem algo aqui:
http://www.rcamoto.com.br/faq.htm#dicas_flexiveis
Depois escrevo com mais calma....
Abraços, Renato
FHD User
ID: 209
«
Responder #12 :
Fevereiro 18, 2009, 12:27:50 »
eu usei essa dica da seringa do Renato ... nossa eh a coisa mais baba do mundo !!!! fica muito facil trocar o fluido .. ate do freio traseiro
abrax
Sportster 1200cc 2006-comando de valvulas N4-cabeçote preparado com valvulas de inox- juntas cometic
Carburador S&S suber E com yost e filtro K&N e torneira HiFlow
Escapamento Vance Hines, radiador de oleo HD
modulo de igniçao dytona. cabos de vela e velas SE.bobina cranes
contagiro digital
comando avançado
amortecedor PS, molas PS nas bengalas
Fork Brace kuryakyn, e outras coisa mais.........
Gustavo Fonseca
FHD User
«
Responder #13 :
Setembro 26, 2009, 14:23:34 »
Pessoal,
Foi mal pela demora na resposta, mas esse ano passei por algumas questões pessoais e tive que deixar a moto para segundo plano, não rodei quase nada de janeiro para cá.
Passado o furacão, há umas 2 semanas fui atrás do raio do problema do freio dianteiro. O sistema estava muito sujo. Uma lavagem por si só resolveria o problema, mas já tava a fim de dar um up no meu freio, então comprei um aeroquip do Renato aqui do fórum.
Peguei a moto ontem, ficou show de bola, é outro freio, perdeu totalmente aquela sensação de freio borrachudo. Se alguém ainda estiver em dúvida, recomendo. Vou postar duas fotos que tirei, estão meio toscas porque tirei do celular.
Saída do cilindro mestre. [Crítica construtiva] Aqui a curva poderia ser mais suave, mas pode ter ficado assim pq meu guidão não é original. De repente no original fica melhor.
[]s
Páginas:
[
1
]
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Administração
-----------------------------