De nada adiantam bons cursos, até gratuitos, se não merecerem a atenção de nossos motociclistas.........
Por Kleber Tinoco - Revista da Moto! - Fevereiro 2010
Tenho um amigo, instrutor de pilotagem que está com um problema, digamos, curioso. Arevenda onde ele trabalha adota e segue a filosofia da segurança, tem uma estrutura destinada exclusivamente à pilotagem com segurança, um grande centro de pilotagem com pistas on e off-road, salas de aula, copa, vestiários, material diático etc.
O objetivo da revenda é ter um centro atuante e propagar a pilotagem com segurança - para isso, além de promover cursos e palestras para profissionais, cooperativas e moto taxistas, oferece gratuitamente cursos de pilotagem para todo cliente que comprar uma motocicleta nova. Ou seja, o cliente vai para a rua devidamente instruido. Levando em conta que uma grande parcela destes clientes é de novos motociclistas, o projeto se torna ainda mais importante.
A idéia é excelente e vem sendo praticada com sucesso em alguns países; em Portugal, por exemplo, ao comprar uma moto ou scooter da linha Honda 125 o cliente tem a oferta de um curso de condução defensiva na escola de pilotagem da marca. Esse tipo de ação, realizada lá pelos "patrícios", tem o objetivo de atender a um novo nicho de mercado que surgiu nos países da Europa (Portugal está implantando) que adotaram a "Diretriz 91/439CE", de novos condutores de automóvel! É exatamente isso, pois a nova carta de habilitação para motoristas da categoria B permite a condução de motocicletas e scooters de até 125 cilindradas , sem necessidade de habilitação específica para tal.
O resultado da diretriz é positivo, pois o treinamento é gratuito; culminou no crescimento na utilização da motocicleta e o condutor do carro tem mais respeito por ela, a moto, no trânsito - ou seja, fica mais fácil quando se conhece os dois lados da moeda.
Desviando um pouco do assunto, algumas destas regras também foram adotadas para os quadriciclos, ou seja, o condutor habilitado para carros também pode pilotar um quadriciclo nas ruas, desde que ele atenda às exigências da lei quanto às características de veículo para uso urbano (retrovisores, piscas, luzes...) e que tenha uma potencia máxima de 22 cavalos
Pouca Demanda
Bem, mas qual é o problema do meu amigo? A revenda tem todo o trabalho voltado para treinar e capacitar motociclistas, mas a grande maioria dos motociclistas não se interessa! E não estou falando de um volume pequeno de clientes, são mais de cem por mes. Não consigo entender! Muita gente se machuca e morre em acidentes de moto, sendo a maioria vitimas da própria ignorancia. A falta de conhecimento gera imprudencia, consumo de álcool, desrespeito às leis e uma série de problemas. E as pessoas não se interessam em aprender? Como pode isso? A revenda faz um trabalho de formiguinha, capata o aluno, liga, confirma a participação, planeja tudo em função do perfil dos alunos e ...Nada!
Os cursos são gratuitos, tem toda a infraestrutura necessária, um excelente material didático, a revenda recepciona a todos com um belo café da manhã e poucos aparecem?
Esse é um retrato da dificuldade de todo processo educativo no Brasil, aqui parece que tudo é mais dificil e o mais absurdo é que a falta de interesse vem calçada no alegado profundo conhecimento, ou seja, já sei de tudo, não preciso me submeter a isso! É triste, mas é fato, e independe da condição social. Se houver chance faça um curso de pilotagem, leia, se interesse, aprenda mais e pilote com segurança. Conhecendo as técnicas tudo fica mais divertido e seguro, para voce e para os outros.
Quanto a nós, motociclistas, vamos fazer a nossa parte, adote o uso da informação para auxiliar cada vez mais motociclistas. Ensine o que voce sabe, ajude a salvar vidas e difunda a motocicleta como um veículo seguro!
Um "2010" com muita segurança para voce.
Pilote sempre equipado.