FHD
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registre-se.
Setembro 10, 2010, 08:51:28

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Pesquisa:    
O Fórum HD é um fórum técnico de discussão. Não é um motoclube, nunca foi e nunca será nada parecido!
80.277 Mensagens em 4.386 Tópicos por 2.214 Membros
Membro Mais Recente: Renovado
* Home Ajuda Login Registre-se
+  FHD
|-+  Principal
| |-+  Técnica de Condução
| | |-+  Falta de Interesse?
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico. « tópico anterior tópico seguinte »
Páginas: [1] Ir para o Fundo Imprimir
Autor Tópico: Falta de Interesse?  (Lida 334 vezes)
Pilo
FHD User

ID: 1108

« : Fevereiro 19, 2010, 21:01:00 »

De nada adiantam bons cursos, até gratuitos, se não merecerem a atenção de nossos motociclistas.........
Por Kleber Tinoco - Revista da Moto! - Fevereiro 2010

Tenho um amigo, instrutor de pilotagem que está com um problema, digamos, curioso. Arevenda onde ele trabalha adota e segue a filosofia da segurança, tem uma estrutura destinada exclusivamente à pilotagem com segurança, um grande centro de pilotagem com pistas on e off-road, salas de aula, copa, vestiários, material diático etc.
O objetivo da revenda é ter um centro atuante e propagar a pilotagem com segurança - para isso, além de promover cursos e palestras para profissionais, cooperativas e moto taxistas, oferece gratuitamente cursos de pilotagem para todo cliente que comprar uma motocicleta nova. Ou seja, o cliente vai para a rua devidamente instruido. Levando em conta que uma grande parcela destes clientes é de novos motociclistas, o projeto se torna ainda mais importante.
A idéia é excelente e vem sendo praticada com sucesso em alguns países; em Portugal, por exemplo, ao comprar uma moto ou scooter da linha Honda 125 o cliente tem a oferta de um curso de condução defensiva na escola de pilotagem da marca. Esse tipo de ação, realizada lá pelos "patrícios", tem o objetivo de atender a um novo nicho de mercado que surgiu nos países da Europa (Portugal está implantando) que adotaram a "Diretriz 91/439CE", de novos condutores de automóvel! É exatamente isso, pois a nova carta de habilitação para motoristas da categoria B permite a condução de motocicletas e scooters de até 125 cilindradas , sem necessidade de habilitação específica para tal.
O resultado da diretriz é positivo, pois o treinamento é gratuito; culminou no crescimento na utilização da motocicleta e o condutor do carro tem mais respeito por ela, a moto, no trânsito - ou seja, fica mais fácil quando se conhece os dois lados da moeda.
Desviando um pouco do assunto, algumas destas regras também foram adotadas para os quadriciclos, ou seja, o condutor habilitado para carros também pode pilotar um quadriciclo nas ruas, desde que ele atenda às exigências da lei quanto às características de veículo para uso urbano (retrovisores, piscas, luzes...) e que tenha uma potencia máxima de 22 cavalos
Pouca Demanda
Bem, mas qual é o problema do meu amigo? A revenda tem todo o trabalho voltado para treinar e capacitar motociclistas, mas a grande maioria dos motociclistas não se interessa! E não estou falando de um volume pequeno de clientes, são mais de cem por mes. Não consigo entender! Muita gente se machuca e morre em acidentes de moto, sendo a maioria vitimas da própria ignorancia. A falta de conhecimento gera imprudencia, consumo de álcool, desrespeito às leis e uma série de problemas. E as pessoas não se interessam em aprender? Como pode isso? A revenda faz um trabalho de formiguinha, capata o aluno, liga, confirma a participação, planeja tudo em função do perfil dos alunos e ...Nada!
Os cursos são gratuitos, tem toda a infraestrutura necessária, um excelente material didático, a revenda recepciona a todos com um belo café da manhã e poucos aparecem?
Esse é um retrato da dificuldade de todo processo educativo no Brasil, aqui parece que tudo é mais dificil e o mais absurdo é que a falta de interesse vem calçada no alegado profundo conhecimento, ou seja, já sei de tudo, não preciso me submeter a isso! É triste, mas é fato, e independe da condição social. Se houver chance faça um curso de pilotagem, leia, se interesse, aprenda mais e pilote com segurança. Conhecendo as técnicas tudo fica mais divertido e seguro, para voce e para os outros.
Quanto a nós, motociclistas, vamos fazer a nossa parte, adote o uso da informação para auxiliar cada vez mais motociclistas. Ensine o que voce sabe, ajude a salvar vidas e difunda a motocicleta como um veículo seguro!
Um "2010" com muita segurança para voce.
Pilote sempre equipado.
 punk Harley-Davidson

Harley Sportster XL883 2006 Prata - Bobber Japa
Zan ®
Motockeiro & Rockista
FHD User

ID: 488

Trago Nietzsche na bagagem & Morinson no coração

« Responder #1 : Fevereiro 19, 2010, 21:11:14 »

Infelizmente, como já comentado no outro tópico sobre curvas e pilotagem, as pessoas são meio resistentes à idéia de "aprender" a pilotar.
Falei com alguns amigos sobre o curso sugerido pelo Jaketta e os caras meio que desdenharam, pularam fora.
Como a grande maioria das coisas, é um problema cultural.
Reclama-se, invariavelmente, da qualidade do curso oferecido na auto/moto-escola, mas na prática, tem-se um pouco de resistência, mesmo.

Harley-Davidson

____________________________________________________________________________________________________
HD - 883 STD 2008
BMW R 1150 GS 2000
Scott Racing Expert 2004

__________________________________________________________________________________________ Zan ® ___
Elizeu
FHD User

ID: 1908

« Responder #2 : Fevereiro 19, 2010, 21:55:05 »

No meu serviço programei um curso sobre uso de esmerilhadeira jnto ao Senai. O pessoal achou bobagem, já sabiam usar o equipamento há anos, seria tempo perdido. Pressionados, fizeram o curso. Os que mais achavam que sabiam foram os que mais dificuldades tiveram para manusear corretamente o equipamento, entre outras coisas por vícios. Acho que nos cursos de pilotagem muitos tem é medo da parte prática, onde aparecerão as reais deficiências dos que se gabam de serem "pilotos experientes". Já pensaram como é difícil para quem se acha o máximo fazer uma caca na frente de todo mundo e, o pior, aguentar a gozação? Poucos tem humildade para aprender.
heritage custom prata
Garbes Marcos
Zelador
FHD User

ID: 1221

« Responder #3 : Fevereiro 19, 2010, 22:05:28 »

estou sempre aprendendo...
Sportster 883R 08 Preta - "STER"
Cmte.Lobo
FHD User

ID: 878

« Responder #4 : Fevereiro 19, 2010, 22:22:33 »

Na aviação, que é o meu ramo profissional, rapidamente aprendemos que a falta de padronização e a ousadia custam vidas, e mesmo assim ainda nos deparamos com alguns que insistem em aprender do jeito mais difícil. E é batata...cedo ou tarde pagam um alto preço por essa teimosia.

É como dizem por aí...

O arrogante não aceita que pode cometer erros

O inteligente aprende com os próprios erros

E o sábio aprende com os erros dos outros

abs
Rio de Janeiro-RJ
Sportster STD "Deep Blue"
NO RULES
toecutter
FHD User

ID: 1348

« Responder #5 : Fevereiro 20, 2010, 16:06:28 »

Gastei uma bala fazendo curso de pilotagem de motos depois de mais de 20 anos de carta. No caminho para o autódromo eu ficava me perguntando se não estaria jogando dinheiro fora depois de tantos anos, quilômetros, motos diferentes e tombos no currículo.

Saí do curso me sentindo um imbecil que não sabia nada até então. Recomendo com ênfase a todos que me pedem a opinião.
wolfmann
FHD User

ID: 245

« Responder #6 : Fevereiro 20, 2010, 19:59:49 »

qualquer curso de aperfeiçoamento vale a pena porque sempre tem algo que você não prestou atenção e que alguém de fora pode te mostrar como fazer melhor.

Aqueles que acham inútil esse tipo de iniciativa, com certeza tem medo de terem seus vícios e manias no uso de equipamentos demonstrados em público.

Quanto maior a troca de experiências melhor uso você faz da sua moto, isso é indiscutível.
ride hard or stay home.
marcioms75
FHD User

ID: 1956

« Responder #7 : Fevereiro 21, 2010, 09:41:25 »

Eu acho que o curso deveria ser obrigatório. Fiz e afirmo que não sabia andar de moto.
Sportster 883R 08 Kit 1200
Renato_SBC
FHD User

ID: 81

« Responder #8 : Fevereiro 21, 2010, 23:09:30 »

Os cursos de pilotagem são muito bons. Fiz um bem básico, só teoria mesmo, e já mudou a forma como piloto.

Os cursos mais completos deveriam ser incentivados - só o custo do autódromo leva os preços às alturas.
FHD User

ID: 227

"CARBURARE NECESSARIUM EST"

« Responder #9 : Fevereiro 22, 2010, 00:12:20 »

Os erros ocorrem em maior numero em dois momentos: durante a curva de aprendizado ( por motivos óbvios) e quando se acha que tem muita experiência, pois deixa-se de tomar todas as precauções por excesso de confiança.
Esses cursos nos trazem a realidade de não termos tanta experiência assim, dai voltamos ao ponto médio e consequentemente reduzimos as chances de erros.
Me inscrevi para fazer o curso da Honda, mesmo com 30 anos rodando sobre duas rodas, afinal pretendo rodar ao menos mais 30, depois passo para três rodas winkwink
 beer
www.jurassicmachines.com.br

"Andar de moto antiga é uma arte, quebrar faz parte"
FOX
80's METAL!
FHD User

ID: 1215

VULPES CORSAC

« Responder #10 : Fevereiro 23, 2010, 10:24:07 »

Hadys,

num fica mais fácil colocar 2 rodinhas extras (estilo bicicleta de criança) com uns flames nos suportes? Assim você fica com suas máquinas originais...  laugh  laugh  laugh  laugh
XL883C'07 - Foxster

I'm a man of simple tastes. I enjoy things like dynamite, gun powder, and GASOLINE!
Páginas: [1] Ir para o Topo Imprimir 
« tópico anterior tópico seguinte »
Ir para: