Lá no tópico anterior tinha postado um comentário sobre o que aconteceu comigo, voltando de Sampa para o Rio na Dutra, em um triciclo que eu tinha... se eu não olhasse no retrovisor uma segunda vez antes de ir para a direita os dois fio de uma égua tinham virado decalque no baú do trike...
Vejo vários problemas que levam a este tipo de comportamento, mas o fundamental é a educação. E não me refiro a boas escolas, alfabetização, nível superior, ou coisa do gênero... tem muito FDP com mestrado em Harvard!
É a educação moral! Aquela que nos ensina a conviver com outras pessoas de forma harmoniosa, seja em casa, seja no trabalho seja nas estradas!
Infelizmente o mundo está andando tão rápido que não temos tido tempo de pensar nisso... quantos de nós não fazemos umas bandalhas quando estamos com pressa? E pra que a pressa? Só que na hora a cabeça perde o controle e começamos a costurar no trânsito, colar na traseira dos outros, buzinar e outras cositas mais...
Vai ser difícil isso mudar em curto prazo e o que eu procuro fazer é influenciar aqueles que posso e tentar incutir um pouco de civilidade nas pessoas que importam, como meu moleque de 18 anos que acaba de tirar carteira e começou a andar de moto aqui em Niterói...
Tento passar a ele o que meu pai me ensinou: direção defensiva, calma e desconfiança de tudo e de todos! Só vá se tiver plena certeza, e mesmo assim esteja preparado para qualquer M... que o outro cara possa fazer! Mantenha atenção em tudo a sua volta... pedestres, carros parados que podem sair na sua frente, carros em volta de vc...parece ser cansativo, mas depois de 30 anos com o traseiro sentado em uma moto isso entra no sangue e vc praticamente consegue antever as possibilidades de acidente.
Concordo também que os anos de motociclismo ajudam bastante quando estou guiando o carro, pois sabemos que tipo de atitude o motoclista vai ter...
No fim, é confiar em Deus e se proteger, andar equipado e manter uma velocidade abaixo da velocidade de voo do seu anjo da guarda....

Abra!