FHD
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registre-se
.
Julho 30, 2010, 08:54:51
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Pesquisa:
O Fórum HD é um fórum técnico de discussão. Não é um motoclube, nunca foi e nunca será nada parecido!
72.712
Mensagens em
3.959
Tópicos por
1.993
Membros
Membro Mais Recente:
gustavogus09
FHD
Principal
Informação Técnica
Pódium
LeoDeAlmeida
e 1 Visitante estão vendo este tópico.
« tópico anterior
tópico seguinte »
Páginas:
1
2
[
3
]
4
5
Autor
Tópico: Pódium (Lida 1911 vezes)
wolfmann
FHD User
ID: 245
Re: Pódium
«
Responder #30 :
Outubro 29, 2009, 23:52:09 »
Algumas considerações: os mapas d.e injeção que rodam nas HDs são os mesmos mapas americanos, não sofrem nenhum tipo de tropicalização. Posso afirmar isso porque eu modifiquei o mapa da minha moto para adaptar aos 25% de alcool (a gasolina americana tem 10% de alcool).
A Izzo não mexe nos mapas, exceto se você compra o SERT e pede para que seja remapeado e mesmo assim vão colocar um mapa que está no CD, sem modificações.
A tropicalização da injeção é questão de "engordar" a mistura para conpensar a maior quantidade de alcool porque nos EUA para cada litro de combustível 100 ml é alcool enquanto no Brasil em cada litro de combustível temos 250 ml de alcool (em tese....). Na prática eu cheguei a em percentual de 8% de acréscimo no mapa americano para ter um bom desempenho e consumo. Tentei com menos, mas o resultado em termos de desempenho foi sofrível e com um acréscimo superior aos 8% só consegui gastar gasolina.
Esse mesmo mapa foi para o dinamômetro do Pimenta e a única coisa que ele conseguiu melhorar foi a faixa de torque máximo (mais ou menos 3000 rpms), onde ele aumentou a diferença no centro da tabela VE em mais 2%. Em termos de potência final o acréscimo foi de 4 cv.
Resumindo, mudar o mapa vale a pena para conseguir alcançar o potencial da máquina e não é tão trabalhoso como está previsto no manual de serviço (cerca de 8h de oficina). Partindo do mapa tropicalizado, em menos de trinta minutos você consegue remapear a moto se usar o SERT. Dá trabalho chegar nesse mapa, mas daí em diante é cortar e colar.
Jardim
FHD User
ID: 182
«
Responder #31 :
Outubro 30, 2009, 01:38:31 »
Citação de: Calça em Outubro 29, 2009, 21:40:40
Citação de: Jardim em Outubro 29, 2009, 01:38:29
Em Sampa só uso podium, e na estrada, quando não há, vou de comum, nunca aditivada.
Bebe? Bebe bagarái, mais que o dono, mas acho o contrário do amigo Calça: esquenta menos na cidade.
Abrax!!!
Jardim, será que é influencia do clima? Afinal, aqui em Hellcife é quente demais! kkkkk
Brother Pantalona
, pode ser, mas fui pra Ribeirao Preto e TAquaritinga no ultimo fds, e te garanto que tava mais hell que hellcife, pois ali parece uma fornalha....kkk
Abrax!!
Night Train bandidaça
Carburando direto!!
Alemão-Am.
FHD User
ID: 1268
«
Responder #32 :
Outubro 30, 2009, 09:22:44 »
Citação de: wolfmann em Outubro 29, 2009, 23:52:09
Algumas considerações: os mapas d.e injeção que rodam nas HDs são os mesmos mapas americanos, não sofrem nenhum tipo de tropicalização. Posso afirmar isso porque eu modifiquei o mapa da minha moto para adaptar aos 25% de alcool (a gasolina americana tem 10% de alcool).
A Izzo não mexe nos mapas, exceto se você compra o SERT e pede para que seja remapeado e mesmo assim vão colocar um mapa que está no CD, sem modificações.
A tropicalização da injeção é questão de "engordar" a mistura para conpensar a maior quantidade de alcool porque nos EUA para cada litro de combustível 100 ml é alcool enquanto no Brasil em cada litro de combustível temos 250 ml de alcool (em tese....). Na prática eu cheguei a em percentual de 8% de acréscimo no mapa americano para ter um bom desempenho e consumo. Tentei com menos, mas o resultado em termos de desempenho foi sofrível e com um acréscimo superior aos 8% só consegui gastar gasolina.
Esse mesmo mapa foi para o dinamômetro do Pimenta e a única coisa que ele conseguiu melhorar foi a faixa de torque máximo (mais ou menos 3000 rpms), onde ele aumentou a diferença no centro da tabela VE em mais 2%. Em termos de potência final o acréscimo foi de 4 cv.
Resumindo, mudar o mapa vale a pena para conseguir alcançar o potencial da máquina e não é tão trabalhoso como está previsto no manual de serviço (cerca de 8h de oficina). Partindo do mapa tropicalizado, em menos de trinta minutos você consegue remapear a moto se usar o SERT. Dá trabalho chegar nesse mapa, mas daí em diante é cortar e colar.
Ok, perfeito Wolfmann, no cilindro dianteiro aumentei 5,5% e no traseiro 6,5% ainda não levei para o DINO.
O mapa que modifiquei foi o 176ZL001.dt0 para a V-ROD e aumentei 2% na desaceleração, ela esta quase perfeita mas ainda preciso de um dinamômetro para finalizar todos os parâmetros.
Black Denim/Vivid Black Racing Stripe
Super Tuner
Supertrapp
Amortecedores Penske
Oliver
FHD User
ID: 291
«
Responder #33 :
Outubro 30, 2009, 22:04:25 »
Como disse o Arthur, aqui não dá para arriscar comentário, só tem fera.....é ler, tentar aprender e bater palmas......
Rio de Janeiro
Fat Boy 2009 - Black Pearl
Screaming Eagle Street Legal - Pigxied
Elizeu
FHD User
ID: 1908
«
Responder #34 :
Janeiro 22, 2010, 19:47:04 »
Meu filho abasteceu o carro dele num posto BR e começou a falhação. Aí ele enviou um e-mail pra Petrobrás e recebeu como resposta que, embora a bandeira do posto seja BR, eles só se responsabilizam pelos postos que tem o programa " de olho no combustível ". Eu abasteço num desses postos e já vi algumas vezes o furgão da BR coletando amostra das bombas e, segundo os coletores, se houver amostra fora do padrão é feita uma verificação na contra-prova. Se constatarem adulteração o posto perde o "selo" do programa e é multado. Uso gasolina Suipra na 883 e faço sempre mais de 20 km/l na estrada, andando entre 100 e 120. Quando saio com a turma da "labirintite" , aí faço 25 por litro.
Elizeu.
wolfmann
FHD User
«
Responder #35 :
Janeiro 22, 2010, 22:20:17 »
abastecer em posto certificado é a primeira providência para tentar não ser enganado com produto adulterado. Todas as distribuidoras tem esses programas, cada um tem o seu nome de fantasia, mas a certificação segue as mesmas normas.
Luyzynhu
FHD User
ID: 1084
«
Responder #36 :
Fevereiro 01, 2010, 15:47:56 »
Usei Podium na minha 883R e também senti a moto meio xoxa. Mas ela ficou ruim mesmo quando eu coloquei um aditivo, destes da Bardal. Nossa, pior coisa que fiz. Tinha comprado o aditivo pois andei abastecendo em um posto aqui perto que tem uma gasolina péssima (era a única opção). Aqui no meu Bairro, existem 6 postos próximos. Quatro deles, são do mesmo dono. É abastercer e ver a diferença. Com a Sporty eu não consigo passar de 150 km/h e quando abasteço um voyage turbo que tenho, o carro falhava. Cheguei a colocar Podium algumas vezes nesse carro, apesar de ser a alcool. Foi recomendação do próprio preparador, pois eu deixo o carro muito tempo parado e no frio a dificuldade para dar partida é maior, até por o carro ser carburado.
Vou dizer, a Podium fez milagre no Voyaginho. Pegava na primeira partida, enquanto a montaninha precisava de umas 3 ou 4. E o carro acelerava sem pipocar até os 8 mil RPM, onde era feito o corte pelo 3Step.
Estou longe de ter o conhecimento técnico de vocês. Mas o que posso dizer é o que eu vejo. Na moto, a Podium foi mal, já no turbão, ela fez bonito.
Taxa de compressão???
prá lembrar como tô pesado (104 Kg)
FHD User
ID: 1405
POTOTÓ-POTOTÓ...
«
Responder #37 :
Maio 08, 2010, 21:54:45 »
Citação de: PEDRÃO em Outubro 23, 2009, 20:15:24
Abasteci hoje no aterro. A Podium é apenas 14% mais cara que a comum. O motor trabalha mais frio. Reduz a formação de depósitos na câmara de combustão. Reduz a manutenção com velas, bicos, etc. Controla melhor a auto-ignição. Acho que o custo x benefício vale a pena... mas... achei interessante a idéia do mix.
Atualizando: no mesmo posto, a gasolina Podium está custando 15,4% a mais que a comum. Considerando uma média urbana de 15,3 km/l (minha moto), paga-se 21 centavos por quilômetro rodado com a Podium, contra 18 centavos por quilômetro com a comum. Diferença de 3 centavos por quilômetro rodado.
This is my Harley-Davidson. There are many others like it, but this one is mine. My Harley is my best friend. It is my life. I must master it as I must master my life. Without me, my Harley is useless. Without my Harley, I am useless. I must fire my Harley true. .... I will. Before God I swear this creed: my Harley and myself are defenders of my country, we are the masters of our enemy, we are the saviors of my life. So be it, until there is no enemy, but peace. Amen.
by Albatroz. Full Metal Jacket scene (Stanley Kubrik:
http://www.youtube.com/watch?v=Ar0_um--LDQ
)
MHenriques
FHD User
ID: 566
«
Responder #38 :
Maio 09, 2010, 23:30:53 »
Eu tenho usado a gasolina Racing da Shell. Aqui na Barra o Posto Shell ao lado do Outback tem o preço do litro mais em conta do que a gasolina Podium nos postos BR.
MH
«
Última modificação: Maio 09, 2010, 23:32:32 por MHenriques
»
Filtro Arlen Ness Big Sucker Stage 1
ThunderMax EFI com AutoTune
Riser de Guidão 6"
Tampas do kit 105th Anniversary
Banco Solo Mustang
Tank Riser 2"
Radiador de óleo Feuling
Windshield da Windvest
etc
Amaral
FHD User
ID: 150
«
Responder #39 :
Maio 09, 2010, 23:53:43 »
Citação de: MHenriques em Maio 09, 2010, 23:30:53
Eu tenho usado a gasolina Racing da Shell. Aqui na Barra o Posto Shell ao lado do Outback tem o preço do litro mais em conta do que a gasolina Podium nos postos BR.
MH
Que gasosa é essa???
Hand Made Spring solo seat
Ape Roland Sands Replica
Saci Inside
S&S Super E
LOBOS MC RJ
wolfmann
FHD User
«
Responder #40 :
Maio 10, 2010, 07:08:28 »
Racing é a V-Power Racing. É a gasolina premium da Shell. A V-Power é a gasolina aditivada da Shell.
Em termos práticos, modifica apenas o mix de aditivos adicionados à gasolina comum. Não há diferença de octanagem, ao contrário da pódium, resumindo a diferença aos aditivos e quantidades adicionadas para ser classificada como premium, já que qualquer gasolina comum acrescida de aditivos é classificada como aditivada.
MHenriques
FHD User
ID: 566
Shell V-Power Racing
«
Responder #41 :
Maio 10, 2010, 17:57:21 »
Segundo a Shell a V-Power Racing tem mais octanas que a gasolina comum ou a V-Power. Vejam o texto abaixo da própria Shell:
A nova Shell V-Power possui a mesma octanagem (87 AKI) das gasolinas aditivadas e comum, disponíveis no mercado brasileiro. Entretanto, para os consumidores que possuem veículos com motores de alto desempenho, onde a octanagem seja percebida, a Shell criou a gasolina V-Power Racing. Produto de maior octanagem (91 AKI), desenvolvido para conferir os mesmos benefícios de proteção, limpeza, e resposta em aceleração, com diferencial de performance pela presença da maior octanagem. A gasolina V-Power Racing está disponível somente em algumas praças.
A BR Podium tem ainda mais octanas: 95 contra 91 da Racing, mas em compensação a Racing custa no Posto Shell da Barra (ao lado do Outback) R$2,999/litro enquanto que a Podium chega a custar R$3,399/litro. Além disso, já fui fornecedor da Shell por muitos anos no passado e sei que a Shell é uma das distribuidoras mais sérias na garantia da qualidade dos seu combustível.
Abraços
MH
Filtro Arlen Ness Big Sucker Stage 1
ThunderMax EFI com AutoTune
Riser de Guidão 6"
Tampas do kit 105th Anniversary
Banco Solo Mustang
Tank Riser 2"
Radiador de óleo Feuling
Windshield da Windvest
etc
PEDRÃO
prá lembrar como tô pesado (104 Kg)
FHD User
ID: 1405
POTOTÓ-POTOTÓ...
«
Responder #42 :
Maio 10, 2010, 19:40:05 »
Racing x Podium = concorrência = menores preços.
This is my Harley-Davidson. There are many others like it, but this one is mine. My Harley is my best friend. It is my life. I must master it as I must master my life. Without me, my Harley is useless. Without my Harley, I am useless. I must fire my Harley true. .... I will. Before God I swear this creed: my Harley and myself are defenders of my country, we are the masters of our enemy, we are the saviors of my life. So be it, until there is no enemy, but peace. Amen.
by Albatroz. Full Metal Jacket scene (Stanley Kubrik:
http://www.youtube.com/watch?v=Ar0_um--LDQ
)
Krazy Kaze
Do The Ton!
FHD User
ID: 1648
NRHS 1250 aqui! A saga começa...
«
Responder #43 :
Maio 10, 2010, 20:20:53 »
O chato da Shell é que estão pedindo para sair da moto enquanto abastece, aí complica, fica impossível encher o tanque direito, ainda mais a minha que bebe que é uma beleza
Moto nervosa precisa andar para desopilar!
wolfmann
FHD User
«
Responder #44 :
Maio 11, 2010, 10:47:46 »
Pedrão, é uma concorrência meio mandrake... afinal são produtos bem diferentes. Essa gasolina da Shell compete com a Premium aditivada da Ipiranga (2,989) e com a Premium da Esso (2.959) que tem as mesma características. A Pódium é bem diferente.
Em termos de HD a octanagem importa pouco por conta da baixa compressão dos motores. Vale mais a pena investir na gasolina que trouxer mais ganhos em economia e diminuição de manutenção do sistema de alimentação.
Nesses quase quatro anos a gasolina que menos me impressiona é a da Shell. A melhor foi a comum da Texaco, que não se manteve após a compra pela Ipiranga. O mix de 2 tanques de comum para 1 tanque de Pódium vem trazendo bons resultados: menor custo unitário e até hoje nunca tive problemas com engasgos, sujeiras ou falhas na injeção (39.000 kms).
KK, a Shell orienta a sair da motocicleta por segurança. Nós aqui orientamos os frentistas a seguirem a mesma diretriz (não fazem, eu sei...). Imagine o seguinte cenário: acontece um problema qualquer (o bico não desarma, o frentista se distrai ou você balança a moto involuntariamente) e acontece derramamento de combustível pelo tanque até chegar ao motor aquecido... uma fagulha qualquer e temos um incêndio de grandes proporções e a primeira vítima é o motociclista em cima da moto.
Para evitar acidentes, recomendamos que o motociclista saia da moto, a moto seja desligada e o corta corrente acionado (lógico que o frentista não faz isso tudo, mas a recomendação é essa).
Páginas:
1
2
[
3
]
4
5
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino: