FHD
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registre-se.
Julho 30, 2010, 08:35:38

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Pesquisa:    
Pessoal! Ajudem na organização do FHD. Coloquem os novos tópicos no bloco certo!
72.710 Mensagens em 3.959 Tópicos por 1.993 Membros
Membro Mais Recente: gustavogus09
* Home Ajuda Login Registre-se
+  FHD
|-+  Principal
| |-+  Guidão, riser, manetes e outros
| | |-+  QUEBRA
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico. « tópico anterior tópico seguinte »
Páginas: [1] Ir para o Fundo Imprimir
Autor Tópico: QUEBRA  (Lida 474 vezes)
Amaral
FHD User

ID: 150

« : Dezembro 23, 2009, 11:51:35 »

Senhores,

Ontem fui surpreendido com a quebra de um dos parafusos que prendem o riser à mesa.

Não preciso dizer que foi algo desagradável... Guidon para um lado, roda para outro... Com a moto andando...

Sorte que estava devagar, e foi possível controlar e parar, sem visitar o asfalto.

O parafuso quebrou dentro do riser, após a parte superior da mesa, e o pedaço, com a cabeça, que fica na parte inferior da mesa, caiu e com isso, o riser se soltou..  Alguém teria sugestões sobre o que aconteceu? Simples fadiga?

Sportster 1200 Bobber
Hand Made Spring solo seat
Ape Roland Sands Replica
Saci Inside
S&S Super E

LOBOS MC RJ
Porcão
Hellraiser
Administrator
FHD User

ID: 1

Pork Fink

« Responder #1 : Dezembro 23, 2009, 12:15:11 »

Cara, por mim acho que não têm fadiga nesse lugar, acho que o parafuso é que estava com trinca!

[]s
Pork Fink
DOTZ
Mão na graxa
Administrator
FHD User

ID: 473

Personal HD Technician

« Responder #2 : Dezembro 23, 2009, 12:21:07 »

Meu amigo, imagino o susto, pois já tive uma frente Springer quebrada em curva, mas estava tão devagar e a moto era tão baixa, que simplesmente abri as pernas e deixei ela ir ao solo.

Voltando ao seu caso. Se não me engano sua Bike é 97 ou 98 e isso influencia, pois a HD usava um parafuso de dureza 5.5 nessa época, que tinha uma galvanização meio "falha", vamos dizer assim. Bom, sua moto sempre andou no Rio, onde sabemos, que a maresia é grande, junte o fato dos parafusos oxidarem com mais facilidade por estar em contato com o aluminio, mais o fato de você sempre utilizar Ape e temos uma confluência de fatores, que chegam nesse resultado.

Não digo, que seja normal, não deveria nunca acontecer algo assim, mas se perguntar para donos de Fat ou Heritage da decada de 90 vai tomar conhecimento, que o parafuso, que segura a bengala na mesa inferior não aguenta mais de 2 anos e quebra, isso você só percebe quando a bengala desparafusou da mesa superior e esta solta, mandando todo o óleo para fora. Imagina na estrada o susto e a possibilidade de um chão, que isso tras.

Cara retire o pedaço de dentro do Riser e instale 2 parafusos novos com dureza de 12.0, mas não de aço inox.

[]s.
883 R - Orange (Laranja Mecânica)
Under Reconstruction
Loud Pipes Save Lives

Try to learn something new every day and don\\\'t accept everything as fact.
Ratão
FHD User

ID: 327

« Responder #3 : Dezembro 23, 2009, 12:52:21 »

E onde que vê essa dureza no parafuso?

Tem marca neles?
Hólidais 883 precisando de 1200 exorcistas...
b0fh
riding on air!
FHD User

ID: 335

« Responder #4 : Dezembro 23, 2009, 13:10:56 »

porque não de inox, dá alguma zica com o alumínio?

e parafuso vagabundo em HD é mato... nem me fale... rs
--
Beauty is in the eye of the beer holder

XL883R/black/2008/filtro SE stage1+HD-0900/ponteiras originais mexidas/S.E.S.T./kit contagiros/termômetro/guidão STD/suspensão a ar/fork-brace/aerokips RCA
FXDC/black+silver/2009/v&h shortshots/S.E.S.T./
DOTZ
Mão na graxa
Administrator
FHD User

Personal HD Technician

« Responder #5 : Dezembro 23, 2009, 13:16:59 »

Olhe na cabeça, tem riscos ou os números escritos, que indicam a sua dureza.

O problema com os de inox é o fato deles serem muito duros e não flexíveis, ou seja, quebram sem prévio aviso.

[]s.
Under Reconstruction
Loud Pipes Save Lives

PEDRÃO
prá lembrar como tô pesado (104 Kg)
FHD User

ID: 1405

POTOTÓ-POTOTÓ...

« Responder #6 : Dezembro 23, 2009, 13:31:47 »

Taquespa!! O homi é uma enciclopédia!! laugh
« Última modificação: Dezembro 23, 2009, 13:32:12 por PEDROX » Registrado

This is my Harley-Davidson. There are many others like it, but this one is mine. My Harley is my best friend. It is my life. I must master it as I must master my life. Without me, my Harley is useless. Without my Harley, I am useless. I must fire my Harley true. .... I will. Before God I swear this creed: my Harley and myself are defenders of my country, we are the masters of our enemy, we are the saviors of my life. So be it, until there is no enemy, but peace. Amen.

by Albatroz. Full Metal Jacket scene (Stanley Kubrik: http://www.youtube.com/watch?v=Ar0_um--LDQ )
DOTZ
Mão na graxa
Administrator
FHD User

Personal HD Technician

« Responder #7 : Dezembro 23, 2009, 13:34:17 »

Pedrox, chamo isso de curiosidade excessiva.   Roll Eyes Roll Eyes Roll Eyes

[]s.
Under Reconstruction
Loud Pipes Save Lives

Amaral
FHD User

« Responder #8 : Dezembro 23, 2009, 13:50:36 »

Meu amigo, imagino o susto, pois já tive uma frente Springer quebrada em curva, mas estava tão devagar e a moto era tão baixa, que simplesmente abri as pernas e deixei ela ir ao solo.

Voltando ao seu caso. Se não me engano sua Bike é 97 ou 98 e isso influencia, pois a HD usava um parafuso de dureza 5.5 nessa época, que tinha uma galvanização meio "falha", vamos dizer assim. Bom, sua moto sempre andou no Rio, onde sabemos, que a maresia é grande, junte o fato dos parafusos oxidarem com mais facilidade por estar em contato com o aluminio, mais o fato de você sempre utilizar Ape e temos uma confluência de fatores, que chegam nesse resultado.

Não digo, que seja normal, não deveria nunca acontecer algo assim, mas se perguntar para donos de Fat ou Heritage da decada de 90 vai tomar conhecimento, que o parafuso, que segura a bengala na mesa inferior não aguenta mais de 2 anos e quebra, isso você só percebe quando a bengala desparafusou da mesa superior e esta solta, mandando todo o óleo para fora. Imagina na estrada o susto e a possibilidade de um chão, que isso tras.

Cara retire o pedaço de dentro do Riser e instale 2 parafusos novos com dureza de 12.0, mas não de aço inox.

[]s.

Grande Dotz,

Meu véio, o susto foi grande, mas foi mais ou menos o mesmo esquema. Estava devagar e deu para segurar.  Pura sorte, porque eu não ando devagar...

Semana que vem vou tirar esse truma. Trocar os malditos e bola pra frente.
Valeu pelas dicas! Um forte abraço e um Feliz Natal!
Sportster 1200 Bobber
Ape Roland Sands Replica
Saci Inside
S&S Super E

LOBOS MC RJ
Alemão-Am.
FHD User

ID: 1268

« Responder #9 : Dezembro 23, 2009, 15:11:00 »

Grande Amaral você consegue postar uma foto de boa qualidade da parte quebrada do parafuso e outra da lateral do mesmo?
O Dotz tem toda a razão e se for oxidação que iniciou a quebra do parafuso você pode montá-lo com um pouco de LOCTITE C5-A ANTI SEIZE é uma graxa para altas temperaturas geralmente utilizadas na montagem de parafusos de aço em locais que tem contato com alumínio, justamente para não oxidar ou travar o parafuso na rosca.

Night Rod Special
Black Denim/Vivid Black Racing Stripe
Super Tuner
Supertrapp
Amortecedores Penske
Amaral
FHD User

« Responder #10 : Dezembro 27, 2009, 00:16:40 »

Grande Amaral você consegue postar uma foto de boa qualidade da parte quebrada do parafuso e outra da lateral do mesmo?
O Dotz tem toda a razão e se for oxidação que iniciou a quebra do parafuso você pode montá-lo com um pouco de LOCTITE C5-A ANTI SEIZE é uma graxa para altas temperaturas geralmente utilizadas na montagem de parafusos de aço em locais que tem contato com alumínio, justamente para não oxidar ou travar o parafuso na rosca.

Fala aí Alemão,

Saquei da moto hoje, vou fazer as fotos e posto aqui... o outro estava indo pelo mesmo caminho... parafusos vagabundos, não originais, que foram cromados....
Sportster 1200 Bobber
Ape Roland Sands Replica
Saci Inside
S&S Super E

LOBOS MC RJ
vicente_sp
FHD User

ID: 1874

« Responder #11 : Janeiro 18, 2010, 12:37:11 »

Amaral, há pouco achei um texto que fala que não é desejável um parafuso mais duro que a peça parafusada, pois se alguma coisa for quebrar, é melhor que quebre o parafuso e não a peça. Tem lá uma certa lógica, acho eu.

O texto está no endereço: http://www.valona.com.br/downloads/Tecnologiadeaperto.pdf. É até um pouco técnico demais pra mim, mas veja lá.

Agora, o caso é sério: ficar com o guidão na mão também não deve ser nada agradável...

Bom senso e boa sorte.

Vicente - sp
« tópico anterior tópico seguinte »
Ir para: