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Autor Tópico: fluido de freio completar ou trocar  (Lida 8609 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.
luizz
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: Agosto 27, 2010, 12:06:23

Olá pessoal!
Bom dia.
eu tenho uma 883 r.

Tanto as pastilhas dianteiras como as traseiras estão em meia vida.
devem durar mais uns 5.000 ou 6.000 Kms.
O fluido de freio traseiro está abaixo do mínimo.
Minha dúvida é se devo completar ou trocar?
Para completar qual o fluido que devo usar?
conto com a colaboração de vocês.
desde já obrigado.
abraço a todos.
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rato2
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Responder #1 : Agosto 27, 2010, 12:20:00

Trca. Põe o DOT 5.1
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Ah...Não Fode!


Responder #2 : Agosto 27, 2010, 14:34:20

Podes usar o mesmo fluído de freios por 2 anos,independentemente de precisar trocars as pastilhas de freio.
Quanto ao fluído,tu podes optar pelo sintético 5.1 ou ir de DOT 4,que é um bom fluído e é o fluído que a maioria das motos hoje usam.Sem falar na diferença de preços.
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luizz
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Responder #3 : Agosto 30, 2010, 11:10:54

Já estou providenciando a troca dos fluidos. Obrigado pelas dicas. Abraço.
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Responder #4 : Outubro 10, 2010, 11:45:10

Vejam o que escrevi nos outros tópicos sobre o fluido de freio.

Você não acha fluido DOT 5 aqui no Brasil, que é utilizadona maioria das Sportster aqui vendidas. O DOT 5 é violeta, os DOT 5.1 ou 4 são amarelados. MUITO cuidado com isto...

[]s
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Carlão
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Vou na boa, sempre fazendo poeira !


Responder #5 : Outubro 10, 2010, 11:57:10

Mais uma dica - é recomendável não "misturar" fluídos, se for o caso de completar o reservatório.
Complete sempre com o que você já está utilizando - para saber qual é, observe sua cor (cada tipo tem uma cor específica).

Vou reproduzir um artigo que li. Talvez ajuda quem ainda não conhece o assunto.

Quais os Tipos de Fluidos de Freio?
Há basicamente dois tipos de fluidos de freio: Os baseados em glycol (DOT 3, 4 e 5.1) e os baseados em silicone (DOT 5). Você pode usar um tipo ou outro, mas NUNCA misturá-los sem antes lavar o sistema de freio com o novo fluido até retirar todo vestígio do antigo. O DOT 5.1 é a melhor opção de upgrade para motos que originalmente utilizam DOT 3, sendo o DOT 4 também uma grande melhora, a custo menor. Ambos os tipos, glycol e silicone, tem prós e contras.
Basicamente, quanto maior o número DOT, maior é o ponto de ebulição do fluido, e mais caro também. O DOT 3 é atualmente o fluído básico e muitas motos saem de fábrica com ele, enquanto que o DOT 4 é superior em termos de ponto de ebulição e contém aditivos para que a água absorvida não altere tanto suas características como ocorre no DOT 3 (ambos absorvem água do ambiente - são higroscópicos). O DOT 5.1 é um fluido baseado em glycol que, porém, apresenta algumas das boas características dos fluidos baseados em silicone (alto ponto de ebulição), sem os mesmos inconvenientes.
Os fluidos DOT 5 são fluidos de freio baseados em silicone e de uso restrito em motos. Foi idealizado para uso em veículos militares em meados da década de 70, que devem permanecer estocados por anos e ainda assim manter-se em ordem de marcha em poucos minutos. Também são utilizados em barcos. Esses fluidos não são higroscópicos e não mancham a pintura, mas apresentam um grande inconveniente: Se por ventura alguma quantidade de água penetrar no sistema (através da borracha dos flexíveis, condensação, p. ex.), esta se concentrará na parte mais baixa do sistema, que nas motos é a pinça de freios - e também a parte que mais se aquece, causando corrosão e fervendo logo acima dos 100ºC. Por isso não recomendamos seu uso em motocicletas, especialmente após o advento do tipo 5.1.

Pontos de Ebulição dos Vários Fluídos de Freio
Tipo / Cor usual                                      Especificação Mínima                          Boas Marcas
                                                           Seco             Úmido                          Seco           Úmido
DOT 3 (azul a verde)                              205 ºC          140 ºC                         220 ºC        150 ºC
DOT 4 (vermelho a âmbar)                      230 ºC          155 ºC                         260 ºC        170 ºC
DOT 5 (cristalino, de silicone)                   260 ºC         180 ºC                          270 ºC        190 ºC
DOT 5.1 (amarelo a cristalino)                  260 ºC         180 ºC                          270 ºC         190 ºC

Importante é rotineiramente trocar o fluido de freio.

Fonte: www.rcamoto.com.br
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Responder #6 : Outubro 10, 2010, 16:24:33

grande everton ,valeu pelas dicas.entao uma forma de saber se o fluido que esta em nossas motos é o 5.0 de silicone ou os demais de glicois seria pegar uma gota do mesmo e derramar em alguma peça(nao da moto é claro;o carro da sogra por exemplo) com pintura;se atacar a tinta ,nao é silicone.
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Responder #7 : Outubro 10, 2010, 16:40:19

Olha, este é um método um pouco lusitano... hehehe!

O DOT 5, à base de silicone, usado na maioria das Sportsters, tem cor violeta claro (enão transparente, ok?). O fluidos à base de glicol, DOTs 3, 4 e 5.1, têm cor âmbar.

É mais fácil que estragar a pintura...

Outra coisa: colecionadores de autos antigos TAMBÉM utilizam o DOT 5 em suas relíquias exatamente por não mancharem a pintura.

[]s
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Responder #8 : Janeiro 10, 2011, 21:33:08

aqui nas lojas da cidade encontrei  fluido de freio dot 5 da VARGA.seria realmente o fluido a base de silicone?perguntei ao vendedor e ele nem sabe que isso existe.se alguem ja tiver usado esse dot5 da varga por favor manifeste-se.
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Responder #9 : Janeiro 12, 2011, 00:11:59

Sem fazer muita pesquisa, tb não quero entrar em debate nem nada, somente postar mais uma info... O fluido de freio DOT4 LUBRAX da PETROBRAS, Fluido para freios especial, tenho usado desde que comprei a moto, fevereiro de 2010, 883R 2007, mais de 20 mil km, tem cor verde...

Vale lembrar da recomendação de trocar o fluído de freio a cada dois anos. Importantíssimo.

Muito importante tb não deixar contaminar na troca, principalmente por água, fazer um belo flushing com o fluido novo (passar fluido novo pelo sistema e descartar) e sangrar bem.

Outra coisa, não é comum ter que completar fluido de freio, ele abaixa o nível pelo consumo da pastilha, quando troca por nova deve voltar o nível anterior, se completar com as pastilhas velhas na hora de colocar novas pode transbordar, se tiver de completar muito pode caçar um possível vazamento.

Abrazzz...
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Responder #10 : Outubro 20, 2011, 21:40:34

Meu Brother Luizz, eu trabalhei um tempo na Bosch na área de freios e muitas pessoas não tem idéia de como é importante este "detalhe" kakakaka.

O fluido de freio é higroscópico (acumula água) mudando seu ponto de ebulição, outro ponto é que o freio é um sistema fechado e se o fluido está baixando pode ser por dois pontos.

1 - As pastilhas ou lonas gastas então ao acionar o comando o espaço dos êmbolos dos freios são maiores baixando o fluido no reservatório.
2 - Pode estar havendo algum vazamento no sistema.

Como vc mesmo já nos falou aqui as pastilhas estão gastas o segredo, ou melhor, a forma correta é trocar as pastilhas e também o fluido.
Nesta troca vc tem que fazer uma limpeza no sistema para não contaminar o fluido sujo com o novo.

Como na fabrica o fluido eh colocado normalmente a vácuo ou também em um sistema fechado ele não se contamina com o ar e não corre o risco de absorve umidade tendo uma vida útil bem maior.
Porem quando vc faz o freio e troca o fluido o mesmo já não 'e colocado com tanto cuidado e ai já viu, o fluido tem uma vida útil menor.
O fluido de freio 'e como um óleo de motor ou cambio o mesmo tem uma vida útil e deve sempre ser trocado.
Como postado acima cada modelo de fluido DOT tem um ponto de ebulição e se o mesmo tiver contaminado isto muda e o resultado disto pode ser a perda do freio em uma serra, ou com a moto pesada (garupa), portanto atenção com estes detalhes.

Espero ajudar

Abraço
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Responder #11 : Outubro 21, 2011, 09:09:41

aqui nas lojas da cidade encontrei  fluido de freio dot 5 da VARGA.seria realmente o fluido a base de silicone?perguntei ao vendedor e ele nem sabe que isso existe.se alguem ja tiver usado esse dot5 da varga por favor manifeste-se.

Delegado. Usei este DOT 5 da Varga na minha viagem para o RS (2400 Km), com muitos trechos de serra, e a moto carregada e correu tudo bem.
Sobre ele ser a base de silicone também  não obtive informações.
Abraços.
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Responder #12 : Outubro 21, 2011, 12:32:29

Olá pessoal!
Bom dia.
eu tenho uma 883 r.

Tanto as pastilhas dianteiras como as traseiras estão em meia vida.
devem durar mais uns 5.000 ou 6.000 Kms.
O fluido de freio traseiro está abaixo do mínimo.
Minha dúvida é se devo completar ou trocar?
Para completar qual o fluido que devo usar?
conto com a colaboração de vocês.
desde já obrigado.
abraço a todos.

O fluido de freio é tão barato que compensa trocar, limpar bem os "conduites" (da bicicreta) e trocar por completo. Deve estar custando uns 50 contos mas vc nem vai usar inteiro.
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Responder #13 : Outubro 21, 2011, 17:57:49

é ,eu acabei comprando esse da varga tambem e troquei o fluido do sistema dianteiro e as pastilhas.o fluido se nao estiver vazando,nao tem necessidade de se completar;ele baixa somente o necessario  para compensar o desgaste das pastilhas e sobra muito fluido ainda no reservatório.a hora de trocar as pastilhas é a hora de trocar tambem o fluido e fazer uma revisao geral do sistema.
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